Cobrança Bancária via Boleto (CNAB)
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O boleto bancário é a uma forma de pagamento muito utilizada por empresas para vendas a prazo. O cliente compra um produto ou serviço para pagar com parcelamento e prazos diversos. A empresa então emitirá boletos de cobrança para cada parcela e entregara ao cliente.
O boleto se refere a um título de CONTAS A RECEBER no sistema e quando pago esse título deverá ser baixado gerando um crédito na conta corrente que a empresa mente em alguma instituição bancária.
O título a receber geralmente é gerado a partir de uma nota fiscal de venda ou prestação de serviço, este título poderá originar um boleto bancário ou não.
Os títulos receber via boleto devem ser registrados no banco que a empresa mante a conta corrente, o pagamento só será aceito pelo banco após o registro.
Uma forma de registrar o boleto é a através de um ARQUIVO com todos os dados do boleto que deve ser enviado ao banco para o registro, esse é o processo de integração via CNAB.
Acesse essa tela no modulo FINANCAS menu Cobrança opção Remessa CNAB, serão relacionados os títulos a receber gerados no dia selecionado, o usuário selecionara os que devem compor o arquivo e seguir clicar no botão GERAR CNAB.
Um arquivo texto de REMESSA gera gravado um uma pasta previamente configurada, a seguir o usuário acessara o sistema do banco e na opção de importar arquivo cobrança CNAB proceder com o upload.
O banco recepcionara o arquivo e processara o mesmo, no dia seguinte o banco disponibilizará um arquivo de RETORNO com informações sobre o tratamento do arquivo de REMESSA enviado
Esse arquivo de retorno deverá ser importado para MITHRA via a seguinte tela
Nessa tela será relacionado os arquivos de RETORNO baixados do banco e ainda não importados para o MITHRA, selecione 1 dos arquivos e clique no botão PROCESSA
O sistema importara o arquivo registrando as ocorrências informadas pelo banco, tais como:
TÍTULO ACEITE: Os títulos enviados anteriormente para registro poderão ou não ser aceito pelo banco, os que estiverem regulares virão com o status aceito
TÍTULO RECUSADO: Algum título enviado com erro ou divergência será recusado e a situação de recusa será informada no arquivo
TÍTULO QUITADO: o arquivo de retorno informara também todos os títulos que já estavam registrados e foram pagos pelos clientes. Nesse caso o MITHRA já proceda com a baixa do CONTAS A RECEBER e registrar o crédito no banco cadastrado. O movimento já ficara disponível e visível na tela de CONCILIACA BANCÁRIA.
Tela de conciliação bancária com os diversos títulos baixados automaticamente a partir do arquivo CNAB importado. Dessa forma a baixa dos títulos no sistema fica muito prática.